logo-transparentx2.png
so-palheta.png
separador-2.png

José Gil

12 setembro / 11:00

Jardim da Anta

Teatro_DOM_ROBERTO_SAMarionetas.jpg

"O Castelo dos Fantasmas"

A Princesa está presa no Castelo e este está cheio de fantasmas. Um Crocodilo que está sempre a tentar comer tudo. Um Gigante que mantêm a Princesa presa. Dom Roberto ao passar perto do castelo vê a Princesa presa e esta promete-lhe: se ele a libertar casa com ele. Ao ouvir tal promessa, Dom Roberto vai tentar vencer tudo e todos para casar com a bela princesa.

"Rosa e os três namorados"

Rosa tem três namorados, o Sapateiro, o Ourives e o Brasileiro. Todos lhe prometem muito ouro bens e dinheiro. Um dia , quando os patrões saíram, deixaram a casa ao cuidado da Rosa e esta recebe a vista dos namorados. Com medo de ser apanhada, Rosa vai escondendo os namorados pela casa. Quando chegaram os patrões ouvem barulho e acham que há ladrões em casa. Aparece o Policia e esta a confusão instalada.

Bonecreiro: José Gil
Construção de Bonecos e Adereços: José Gil
Costureira: Maria Luísa Gil
Desenho: Natacha Pereira
Pesquisa: Sofia Vinagre e José Gil
Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos

Duração: 10/15 minutos aprox. (cada) | Classificação etária: Maiores de 4 anos

gil.jpg
separador-2.png

bio

Nasceu em Alcobaça em 1968. Doutorando em História da Arte e Mestre em Teatro actor/marionetista pela Universidade de Évora, José Gil é membro fundador e diretor artístico da companhia S.A.Marionetas. Conviveu com um dos últimos mestres bonecreiros portugueses António Dias descobrindo assim o teatro Dom Roberto. Presidente da UNIMA Portugal de 2009 a 2017. Membro da Comissão Europeia da UNIMA Internacional. Investigador do teatro de marionetas tradicional português é autor do livro Teatro Dom Roberto - o teatro tradicional itinerante português de marionetas - o saloio de Alcobaça e os novos Palheta com edição do Museu da Marioneta de Lisboa. É autor de mais de 40 textos dramáticos para teatro de marionetas. Participa em diversos festivais internacionais tendo visto o seu trabalho premiado em Praga, Chengdu, Jakarta, Kiev e Banguecoque. O seu trabalho é reconhecido como o prémio Prémio Afonso Lopes Vieira, categoria de Artes e Espectáculo 2006 e Alcoa d’Oro 2013. Em 2017 faz as marionetas da versão portuguesa do musical Avenida Q e cria e produz o espetáculo de grandes dimensões LUMÉN uma história de amor. Em 2019 em colaboração com o pianista e compositor Daniel Bernardes cria o espectáculo Consonância que junta o piano ao tradicional Teatro de Robertos. Em 2020 a o espectáculo Consonância recebe o prémio de Melhor Música Original atribuído pelo Guia dos Teatros.

Painted Black Arrow
separador-1.png
btn-newsletter.png